Cabeça, coração e mãos (Dinâmica)

Tipo de atividade: Dobradura/ desenho
Idade sugerida: A partir de 5 anos
Objetivo: Perceber que nossos pensamentos, sentimentos e ações precisam estar sintonizados.
Material: - Folhas de sulfite (três por participante), material de desenho e pintura e tesoura.

Como aplicar:
  1. Entregue às crianças uma folha de sulfite e ensine a fazer um chapéu. Neste chapéu, elas desenharão um trabalho que pensam em fazer, quando crescerem. Não precisa necessariamente ser uma profissão ou emprego, também pode ser um trabalho  voluntário.
  2. Aí, elas usarão seus chapéus na cabeça, sentadas num círculo, para que todos vejam os chapéus de todos. Acontece que, para um trabalho sair bem feito e dar alegria a quem o faz, ele também precisa estar no coração. Então, ensine a dobradura do crachá de coração (ver figura), usando um quadrado recortado a partir de uma das folhas de sulfite. As crianças pintarão este crachá com as cores da alegria e do amor que colocarão neste trabalho. 
  3. Fixe o crachá nos bolsos ou com fita crepe.
  4. Só que não adianta uma coisa estar na cabeça e no coração se não partirmos para a ação. Entregue uma outra folha de sulfite onde as crianças desenharão os contornos de suas mãos e recortarão. Nesta mão, serão desenhados os instrumentos do trabalho que a criança escolheu. Para encerrar, cada um contaria como seu trabalho resultaria num Bem para si mesmo, para o próximo e para o lugar onde vive.
 Fonte: do livro: 25 atividades de Educação Emocional e Intuitiva, Editora Gil, Rita Foelker;


⏪Home                  Dinâmicas⏩