8 Dinâmicas para a fixação de conteúdo

Estas dinâmicas de grupo têm como objetivo fixar conteúdo trabalhado utilizando-se de atividades lúdicas, assim como estimular a socialização, exercitar a criatividade, a solidariedade, o respeito e a honestidade.

BERLINDA

Objetivo: Ressaltar as características dos evangelizandos. Os evangelizandos sentam-se em círculo. Um deles se retira do local. Em seguida, todos atribuem uma qualidade ou uma característica do evangelizando que saiu. O Evangelizador convida o evangelizando ausente para entrar e transmite todas as qualidades ou característica apresentadas pelos colegas sem apontar seus autores. Das qualidades ou características atribuídas o evangelizando escolherá uma, sendo então substituído na berlinda pelo autor.

CAÇA AO TESOURO 

Objetivo: Encontrar o tesouro que está escondido.

Vamos precisar de:

  • Cartolina.
  • Papel sulfite.
  • Um animador por grupo. 
  • Uma caneta para cada grupo.
  • Uma lanterna para cada grupo e uma para o coordenador.
  • Perguntas.
  • O Evangelizador-monitor prepara e enumera as pistas. Um pedaço da cartolina é dobrado ao meio: na frente consta o número da pista e dentro, a pista a ser decifrada. A pista de número UM é dada em mãos para os grupos. Assim que resolverem vão à procura da segunda pista, a qual estará escondida no local apontado na primeira pista decifrada por eles, e assim, sucessivamente. Cada pista deverá conter uma pergunta a ser respondida. Somente após a resposta correta é que poderá ir ao encontro da próxima pista. Vence o grupo que encontrar primeiro o tesouro.
CRUZADA GIGANTE 
Objetivo: preencher a cruzada encontrando a palavra principal que se forma no meio dela. Vamos precisar de: 
  • Cartolina ou papel cartão. 
  • Pincel atômico de duas cores(um para cada grupo). 
  • Apito. 
  • Perguntas. 
A cruzada deve ser desenhada na cartolina e conter os espaços das respostas para as perguntas selecionadas. O número de respostas deve ter uma quantidade ímpar de letras. 

O Evangelizador-monitor sorteia o grupo que iniciará o jogo. Lê a pergunta relativa ao número da cruzada. 

Se o grupo acertar, escreve a resposta na cruzada. Se errar, passa a vez para que o outro grupo possa responder. 

Ganha o grupo que responder mais perguntas. 

VARIAÇÃO – Podem-se fazer duas cruzadas diferentes. Uma para cada grupo.


JOGO-DA-VELHA GIGANTE 

Objetivo: os grupos vão responder às perguntas para que possam preencher o jogo-da-velha. Vamos precisar de: 
  • Cartolina. 
  • Pincel atômico (2 cores diferentes). 
  • Perguntas. 
O Evangelizador-monitor deve montar o jogo-da-velha na cartolina, utilizando-se um de pincel atômico. 
Para que possa colocar seu símbolo em um dos quadrados do painel, o grupo deve acertar a pergunta. 
Vence o grupo que acertar o maior número de letras ou preencher o jogo primeiro. 


TORTA PARA O GRUPO 

Objetivo: responder as perguntas e não receber nenhuma torta para o grupo. 
Vamos precisar de: 
  • Desenhos de tortas(10 cm de diâmetro). 
  • Apito. 
  • Perguntas. 
  • Dois objetos iguais. 
Os grupos dispostos em 2 filas. A cada rodada de perguntas, um participante diferente tem que responder a pergunta. 

Um participante de cada grupo será colocado diante de uma mesa que conterá os dois objetos idênticos, um na frente de cada concorrente. 

O Evangelizador-monitor faz a pergunta e os evangelizandos-participantes, com as mãos para trás, devem aguardar o apito do evangelizador-monitor para pegar o objeto. 

Quem souber a resposta e pegar o objeto primeiro, responde a pergunta. 
Se acertar, ponto para sua equipe e torta para o outro grupo. 
Se errar, ponto para o outro grupo e torta para a sua equipe. 

Ganha o grupo que não receber tortas ou que tiver recebido menos tortas. 


PERGUNTAS E RESPOSTAS 
Objetivo: responder as perguntas conseguindo a maior pontuação. 
Vamos precisar de: 
  • Perguntas. 
  • Três cadeiras. 
Os evangelizandos-participantes são divididos em grupos de no mínimo 4 elementos. 
A seguir, o evangelizador-monitor coloca três cadeiras na frente dos grupos e convida um primeiro evangelizando-participante a sentar-se em uma delas. 

O evangelizador-monitor pede para que ele diga um número que corresponderá à pergunta que deverá ser respondida. 

Se o evangelizando-participante acertar a resposta, passará para a segunda cadeira e chamará outro participante de seu grupo para se sentar na primeira cadeira. 

Caso, o colega da primeira cadeira, erre a resposta, o grupo perde a vez para outro grupo. Se acertar, os dois mudam de cadeira e a primeira será preenchida por um terceiro participante do mesmo grupo. 

Se esse acertar a resposta, o grupo marca ponto e todos se sentam; se errar a pergunta, o grupo volta para seu lugar. O grupo não pode auxiliar o colega na resposta. 


DESAFIOS 
Objetivo: responder desafios curtos e  rápidos, em grupos ou individualmente. 

Vamos precisar de: 
  • Cartolina ou folha de flip chart. 
  • Canetas ou lápis. 
  • Papel em branco. 
  • Urna. 
  • Mesa. 
  • Apoio para a cartolina ou o flip chart. 

O monitor deverá montar os seguintes painéis: 
  1. painel sobre personalidades espíritas. 
  2. painel sobre obras espíritas. 
  3. painel com perguntas sobre temas estudados.   
Colocar os painéis próximos a mesa, sobre a qual conste caneta, lápis, papel cortado para as respostas e uma urna. 
O monitor vai apresentando cada painel fazendo as perguntas para serem respondidas (escritas em pedaços de papel) pelos grupos e depositadas na urna. 
Terminada a apresentação de todos os painéis, abrir a urna e conferir as respostas. Vence o grupo que acertar mais.

PERSONALIDADES 

Objetivo: descobrir o nome de personalidades. 

Vamos precisar de: 
  • Papel. 
  • Caneta. 
  • O monitor como animador. 
O monitor divide a turma em grupos. 
O monitor inicia a dinâmica descrevendo a personalidade: físico, psicológico, obras realizadas, dados pessoais (data e local de nascimento) etc. 
Cada grupo tem direito a fazer 2 perguntas sobre a personalidade. Vence o grupo que acertar mais personalidade. 


Cortesia: Alice Lyrio (grupo de apoio à evangelização)


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