Nascimento de Jesus - Ciclo 1 (4-7 anos) - Plano de Aula

Desenvolvimento:

1) Boas vindas e harmonização
  • Música:  "Meu amigo Jesus"


2) Prece inicial

3) Dinâmica: PASSAR AMOR

A brincadeira do Passa Amor pode ser utilizada nos encontros que falem sobre partilha, valorização da pessoa humana, Jesus, etc.

Essa brincadeira na verdade é o conhecido "Passa anel", só que em vez de passarmos um anel iremos passar um coração. Sorteia-se a criança que vai passar o coração. As outras sentam-se lado a lado, com as mãos fechadas (como para orar) no colo. A que está com o coração entre as palmas das mãos começa a passá-lo, ou seja, finge que põe o coração na mão de cada um dos participantes, na verdade, só deixa cair na mão de um. Quando acaba, abre as mãos mostrando que já não está mais com o coração. Ao terminar, a criança pergunta a um dos participantes: quem está com Jesus no coração? Se a criança acertar, vai passá-lo na vez seguinte. 

Dessa forma a criança aprende brincando que Jesus está em todas as pessoas e que é necessário enxergamos sua presença no irmão, todas as pessoas podem partilhar amor.


Material: Confeccione um coração em cartolina num tamanho que fique escondido no meio das nossas mãos ou use um coração em prata, pingente de bijouteria, etc (pode-se escrever Jesus no centro do coração).

4) Rodinha de conversa com o FANTOCHE DE JESUS 

Neste momento, a evangelizador/o evangelizador já deverá haver vestido em uma de suas mãos o fantoche de Jesus, escondendo sua mão para que as crianças ainda não o vejam. 

Então, diz que convidou alguém muito especial para visitar-nos naquele dia. E estávamos falando nele agora mesmo... Vocês sabem quem é? Eu vou dar umas dicas: é um homem muito especial e querido, a quem amamos muito. Ele é o nosso mestre e guia e também é nosso irmão... Vocês sabem quem é? JESUS. 

Então, o fantoche aparece e fala que começa a conversar com as crianças. _ Bom dia crianças! 

...Escuta o que respondem, pergunta seus nomes, se estão felizes por estarem ali, se são crianças que procuram amam o papai, a mamãe, irmãos, amiguinhos,animais... E pergunta a eles se sabem onde nasceram. Aguardar as resposta, esclarecendo sobre o nascimento de cada um e diz onde nasceu: - Numa cidade chamada Belém, há muito tempo atrás,num país chamado Palestina... E esta história vocês está convidados a ouvir agora, não é (diz o nome do evangelizador/da evangelizadora). 

5) Contar a história "Um menino bom" (utilizando um presépio).

  HISTÓRIA: Um Menino Bom 

      Tenho agora uma história muito bonita, e muito verdadeira para contar-lhes. Deus, nosso Pai, criou também um menino muito bom. Ele viveu unicamente para ensinar os homens a amarem-se como irmãos, e a fazerem o bem uns aos outros. Esse homem chamava-se Jesus, e é a história Dele que vocês vão ouvir.
      Havia em num país distante chamado Palestina, na cidade de Nazaré, uma pequena aldeia, um casal: José e Maria. Esse casal precisou ir para a cidade de Belém e Maria estava grávida.
      A viagem foi muito penosa, naqueles tempos não havia meios de transportes confortáveis como hoje para viajar. E um pouco a pé, outro pouco montados num burrico, que eles venceram a distância que separavam as povoações. Quando chegaram a Belém, não conseguiram nem um quarto para descansar e Maria estava para ganhar o bebê. O que José conseguiu, foi acomodar Maria em um curral perto da cidade.
      E numa noite muito bonita, de céu todo estrelado, perfumada pela brisa suave que vinha dos campos, Maria ganhou seu bebê. Ela cobriu-O com algum pano, deitou-O na manjedoura forrado com capim que serviu de berço, para o menino divino dormir; e, pôs-lhe o nome de Jesus.
     Ali pelos arredores, havia pastores trazendo seus rebanhos para passarem a noite em segurança.          Alguns deles estavam em volta ao pé da fogueira quando apareceu um anjo, ou, um Espírito superior muito bom e puro. Os pastores se assustaram e ficaram com medo, mas o anjo lhes disse:
     - “Não tenham medo; venho trazer-lhes uma notícia que será de grande alegria para vocês e para todo o povo; é que hoje nasceu o Salvador do mundo, que é Jesus. E se vocês quiserem ir vê-lo, este é o sinal que lhes fará conhece-lo: acharão um menino envolto em panos e posto numa manjedoura”.
     Um dos pastores admirado e pensativo disse:
     -“Vamos até Belém, e vejamos o que é que aconteceu, o que é que Deus nos revelou”.
     Quando chegaram ao curral, de fato acharam Jesus envolto em paninhos, dormindo na manjedoura forrada de capim. Maria estava acomodada ao seu lado, e José, de pé à cabeceira velava pelos seus dois entes queridos.
     Mas não foram apenas os pastores que visitaram Jesus quando ele nasceu. Ele recebeu a visita dos      Magos do Oriente. Os Magos são sábios, sacerdotes de antigas religiões daquelas terras; estudavam todas as ciências, e como também conheciam as coisas da espiritualidade, sabiam que um dia viria ao mundo um Espírito muito superior, o mais superior de quantos já tinham vindo á terra, para ensinar aos homens a viverem de acordo com as leis divinas.
     E guiando eles por vales, montanhas, desertos ardentes até Jerusalém, uma grande estrela conduziu os magos até o curral onde estava Jesus.
     Ao chegarem, encontraram velando ao seu lado, como fazem todas as mães, Maria. Os magos o adoraram, e mandaram que seus criados descessem dos camelos as malas; e tiraram delas ouro, incenso e mirra, e deram de presente ao menino.
     Alguns dias depois que os magos partiram, dormia José recostado ao lado da manjedoura, depois de Maria ter cuidado do menino, e sonhou. Sonhou que lhe apareceu um anjo vestido de luz, que lhe disse:
     -”Levanta José, pegue o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e fica lá até que eu te
avise. Porque o Rei Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.
José obedeceu ao aviso celeste, embora fosse noite alta levantou-se, contou o sonho á Maria, arrumaram suas coisas, e partiram para o Egito. Meses depois teve outro sonho com o anjo dizendo que ele fosse para Israel, José obedeceu e foi, mas chegando lá, teve que levar sua família para outra cidade novamente, a cidade de Nazaré.
    Foi em Nazaré que Jesus cresceu, e passou sua infância. Ele era muito inteligente, estudioso e trabalhador. Quando completou sete anos, seus pais o matricularam na escola, onde aprendeu a ler e a escrever; dedicava uma parte de seu tempo a brincar com seus companheiros, e outra parte a trabalhar com seu pai na carpintaria e a estudar as lições.
    Essa é parte da história do menino bom. Sua mãe, meiga e carinhosa, chamava-se Maria e seu pai chamava-se José. O Nome desse menino bom era JESUS.
    Diz que o nascimento que vão escutar foi muito diferente... 


Material: Presépio de Natal

 
 


6) Ensinar e treinar uma música de Natal. Exemplo: “Você sabe quem viu Jesus nascer?) https://www.youtube.com/watch?v=OFNVcWhJTDU



7) Sugestão de atividades que poderão ser realizadas:

  • Colorir gravuras do nascimento de Jesus (recortar e montar) - v. anexo 3 
  • Esquete de Natal – as crianças irão representar uma pequena peça teatral espontânea conforme ouviram. O educador poderá levar um boneco, máscaras, panos para improvisar roupas, etc. 
Bibliografia:
http://criancasrccpr.blogspot.ch/2016/11/jogos-e-dinamicas-tirados-da-cancao.html
http://roseartseducar.blogspot.ch/2015/11/presepio-para-montar-e-colorir.html
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/jesus_nascimento.htm http://evangelizacao-infantil.blogspot.ch/2008/12/plano-de-aula-tema-natal-nascimento-de.html

Aula realizada no CEEAK ,Winterthur em setembro/2017, enviado por Arlete L.



<< Home                                    Planos de Aula >>