quarta-feira, 31 de maio de 2017

ATIVIDADES INFANTIS: SOM E SILÊNCIO & RITMO E PULSAÇÃO

As duas atividades a seguir trabalham:
- a importância de ouvir como condição primordial do aprendizado
- perceber que som é movimento

ATIVIDADE 1: SOM E SILÊNCIO

Materiais: nenhum específico
Local: sala de aula
Conceitos trabalhados: atenção, discriminação auditiva, som e silêncio

As crianças andarão livremente pela sala. Num determinado instante, o educador emite algum som (canta ou faz barulhos com objetos) e ao parar as crianças devem frear imediatamente.

Adaptação: o professor pode unir os estímulos sonoro e visual. Assim ele sinaliza para os alunos com duas placas, uma verde que representa o movimento e o som e outra vermelha que representa o silêncio e o freio.


ATIVIDADE 2: RITMO E PULSAÇÃO

Materiais: potes ou qualquer objeto para percurtir no chão
Local: sala de aula
Conceitos trabalhados: atenção, discriminação auditiva e intensidade de som: forte e fraco.

A professora deve falar as frases abaixo, baseadas no texto rítmico de Carmem M.Mettig Rocha, de forma pausada, ritmada e regular (como se fosse uma m'úsica).-
As crianças irão cantar junto com a educadora e bater o objeto no chão, no ritmo da fala, quando forem pronunciados os números (1, 2, 3). 
Os alunos devem proceder conforme as orientações de cada estrofe. Confira.

Estrofe 1: BATO FORTE: 1 2 3   (bater o objeto no chão fortemente)
Estrofe 2: BATO FRACO: 1 2 3   (bater o objeto no chão suavemente)
Estrofe 3: E AGORA, VOU CRESCENDO... (iniciar batendo levemente e acelerar)
Estrofe 4: ...VOU CRESCENDO, VOU CRESCENDO ATÉ PARAR! (frear as batidas)



Fonte: Guia prático para professoras de Educação Infantil, por Ana Maria Rodrigues Premera.



<< Home                       Dinâmicas e Brincadeiras >