segunda-feira, 13 de março de 2017

Sugestões de literatura

A evangelização mudando vidas, Lucia Moysés, Editora EME

Agradável passeio pelo fascinante mundo da evangelização infantojuvenil. Conhecer as nuanças desse trabalho grandioso que transforma as crianças e jovens em cidadãos do mundo, com responsabilidade de quem tem a tarefa de mudar a face da Terra, transformando-a em um mundo onde o bem e a paz prevaleçam. Mostra como é possível, através do amor e perseverança, educar o espírito para ter bem aproveitada sua reencarnação em busca do progresso espiritual. Convite a pais e educadores para engrossar essa fileira do bem, seguindo as orientações contidas na Doutrina Espírita, propiciando à nova geração um renovado olhar sobre sua vida e destinação, rumo à felicidade.

________________________________________________________________________

Como aprendemos? Lúcia Moysés, Editora EME

Que é preciso saber para se ensinar bem? Que acontece na mente de quem aprende? Como se organiza o processo de ensinar? Como atingir a todos? Neste livro, essas e outras questões são apresentadas de forma clara e coloquial, permitindo que se ponham em prática as inúmeras sugestões que apresenta. Ideal para educadores espíritas de crianças, jovens e adultos, bem como para coordenadores de cursos.





________________________________________________________________________

Educação com Sabor de Eternidade, Lucia Moysés, Ed. EME

Com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre o verdadeiro significado da vida, este trabalho leva as novas gerações ao entendimento de sua existência, provando-lhes que são espíritos imortais, investidos de potencialidades infinitas, rumo a um progresso incessante que levará todos nós, fatalmente, a um estado de felicidade. Para isso, apresenta experiências enriquecedoras de educadores espíritas que conseguiram, através de atividades específicas, atingir e sensibilizar essa fatia da população, trabalhando na transformação da humanidade como um todo.



_________________________________________________________________________

Educar os Filhos, compromisso inadiável, Lucia Moysés, Ed.EME 

Educar jovens e crianças à luz dos ensinamentos deixados por Jesus é tarefa sublime, capaz de ser exercida por pessoas especiais, dotadas de sensibilidade para perceber onde reside a dificuldade de cada ser renascido no planeta com o objetivo de progredir espiritualmente. Este trabalho desperta emoções e sentimentos que predispõem a essa empreitada, fazendo-nos acreditar que, a despeito de toda a sofisticação dos recursos eletrônicos, ainda é no olho a olho, e no contato pessoal com cada criatura, que conseguiremos fazer brotar nos corações o amor tão grandemente vivido, pregado por Jesus e reafirmado pelos espíritos superiores. 


________________________________________________________________________

Nas mãos amigas dos Pais, Lucia Moysés, Ed.EME 

Vivemos tempos difíceis para a educação de crianças e jovens! Muita informação é apresentada, principalmente pela mídia, com uma enxurrada de ofertas e apelos sensacionalistas onde tudo é permitido, desde o consumo desenfreado até a licenciosidade nos relacionamentos. Será que nossos filhos estão preparados para analisar essas informações e tomar decisões consistentes? Este trabalho apresenta o olhar da educação espírita sobre diversos temas atuais, norteando os pais na difícil tarefa de educar e orientar os filhos para um verdadeiro desenvolvimento moral. Com carinho e perseverança, é possível inspirar nessa nova geração conceitos morais, baseados no Espiritismo. 

________________________________________________________________________

Educação do Espírito – Introdução à Pedagogia Espirita, Walter Oliveira Alves, Editora IDE 

A obra que irá enriquecer os seus conhecimentos sobre a Evangelização Infanto-Juvenil.
Profundo estudo sobre a Pedagogia Espírita, baseado em muitos anos de experiência. Farto material prático sobre a didática do ensino da Doutrina Espírita para crianças e adolescentes.

Totalmente ilustrado. 





________________________________________________________________________

O Teatro na Educação do Espírito, Walter Oliveira Alves, Editora IDE 
 Esta obra se destina aos educadores e evangelizadores que vêem na arte, sublime instrumento de elevação do Espírito. Oferece subsídios aos evangelizadores e educadores espíritas na área do teatro, integrando-a, tanto quanto possível, com as demais áreas da arte em geral: a música, a dança, a literatura e as artes plásticas. A obra oferece sugestões para a criação de oficinas de teatro, bem como indicações de livros de história, contos, poesias, alguns romances espíritas, e muitas parábolas e ensinos de Jesus, que poderão ser trabalhados em esquetes ou em peças teatrais. Finalmente, sugere algumas peças que já foram apresentadas em diversas épocas, para servirem de subsídios aos educadores que tencionam trabalhar nessa área. Totalmente ilustrado com fotos. 


________________________________________________________________________

Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Walter Oliveira Alves, Editora IDE 

Segundo o autor, este livro representa um trabalho coletivo, onde dezenas de companheiros auxiliaram a formação desta obra pedagógica, durante vários anos de estudo e trabalho no Instituto de Difusão Espírita. A obra representa uma síntese dos estudos sobre a Pedagogia Espírita e se baseia nas obras de Allan Kardec, André Luiz, Léon Denis, Emmanuel, Joanna de Ângelis, além de outros pensadores como Rousseau, Pestalozzi, Froebel, Herbart, Piaget, Vygotsky, Wallon, Dewey, Kilpatrick, Decroly, Freinet.
Utiliza textos de outros livros do mesmo autor como Educação do Espírito e Prática Pedagógica na Evangelização, por conterem parte do embasamento teórico e prático desta obra. Inclui o estudo da arte na educação e família, oferecendo vasta bibliografia e obras para consulta. A obra oferece subsídios para cursos e encontros sobre a Pedagogia Espírita, bem como para estudo e aperfeiçoamento de grupos de educadores e evangelizadores espíritas. 
________________________________________________________________________

Pestalozzi – Um Romance Pedagógico, Walter de Oliveira Alves, Editora IDE 

Contando com o auxílio de uma equipe espiritual, bem como de pesquisas realizadas na França e na Suíça, o autor descreve, de forma romanceada, as lutas do Iluminismo, a perseguição sofrida por Rousseau e a trajetória iluminada de Pestalozzi, desde o seu nascimento em Zurique, a escola de Neuhof, o orfanato/escola de Stans, a escola de Burgdorf e a fabulosa escola de Yverdon, inclusive os anos em que lá estudou Hippolyte Léon Denizard Rivail, nosso Allan Kardec. 
Em meio ao romance, transparecem as ideias de Pestalozzi transcritas em suas principais obras, bem como o conhecido, mas mal compreendido, Método Intuitivo. 
A história culmina com as atividades de Pestalozzi, Eurípedes Barsanulfo e tantos outros missionários, no mundo espiritual, em prol do movimento da educação do Espírito.
Obra indispensável a todos os que reconhecem a missão educativa da Doutrina Espírita. 
________________________________________________________________________

Prática Pedagógica na Evangelização, Walter de Oliveira Alves – Volume 1, IDE 

Dando continuidade à obra “EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO”, o autor vem nos brindar com mais um volume que, a exemplo do anterior, oferece conhecimentos pedagógicos indispensáveis ao evangelizador do 3º milênio.
Totalmente didático, com mais de 100 ilustrações e planos de aula, aprovados na prática por diversos evangelizadores, certamente trará enorme facilidade para aqueles que se dedicam ou pretendem dedicar-se a essa nobre tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil. 



________________________________________________________________________

Prática Pedagógica na Evangelização, Walter de Oliveira Alves – Volume 2, IDE 
 Esta obra destina-se aos educadores e evangelizadores espíritas que vêem na criança e no jovem um ser que pensa, sente e age, procurando utilizar atividades dinâmicas, onde a criança e o jovem são participantes ativos no próprio processo de educação, desenvolvendo suas potencialidades interiores e respondendo às questões básicas de sua existência: quem sou, de onde vim, onde estou e para onde vou.
Dando continuidade ao primeiro volume, esta obra trabalha com a segunda parte de O Livro dos Espíritos, oferecendo ainda vasta bibliografia e obras para consulta, dentro do conteúdo básico. 



________________________________________________________________________


Prática Pedagógica na Evangelização, Walter de Oliveira Alves – Volume 3, IDE 

Neste volume 3 oferecemos sugestões para se trabalhar a terceira e a quarta parte de O Livro dos Espíritos: Leis Morais e Esperanças e Consolações.
Partimos do princípio de que o conteúdo básico da Evangelização ou da Educação do Espírito é a própria Doutrina Espírita, em seu tríplice aspecto: ciência, filosofia e religião, que são inseparáveis, sendo que o aspecto religioso ou moral está totalmente dentro dos princípios ensinados e vividos por Jesus, conforme nos ensina Kardec: \\\"essa moral não é outra senão a do Evangelho\\\". 
Estamos oferecendo às nossas crianças o que existe de mais puro e de mais seguro na Doutrina Espírita, ao mesmo tempo em que nos permite avançar por toda a imensa literatura espírita, sabendo distinguir o que realmente está dentro dos princípios da Doutrina. 

________________________________________________________________________


A Educação Segundo o Espiritismo, Dora Incontri, Editora Comênius 

Autora: Dora Incontri Dora Incontri completa cinquenta anos em dezembro de 2012 e relança esse livro, que está fazendo 15 anos de sua primeira edição. A Educação Segundo o Espiritismo, publicado pela primeira vez em 1997, tornou-se um clássico entre os leitores interessados em procurar uma inovação pedagógica, com a inclusão da espiritualidade. 

A ideia de que a criança é um ser reencarnado transfigura a proposta pedagógica dada neste livro. Temas como o papel do educador, as funções da família, a identidade do educando, a finalidade da educação, a arte e a espiritualidade numa educação integral do ser, os grandes exemplos de educadores, a questão da educação sexual - tudo isso aparece nesse discurso, pelos caminhos da Pedagogia. 


________________________________________________________________________


Educação e Espiritualidade - Interfaces e Perspectivas, Dora Incontri, Editora Comênius 

Esse livro é a reunião de artigos de palestrantes convidados para o 1º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade, simultâneo ao 4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, ocorrido em setembro de 2010, em São Paulo. 








________________________________________________________________________


Pestalozzi, Educação e Ética, Dora Incontri, Editora Comênius 

Com uma obra de quarenta volumes e uma tradição de 200 anos, Pestalozzi marca a teoria e a prática da Pedagogia moderna. Este livro resgata essa figura carismática e apaixonante, seguindo o trilho de algumas de suas ideias e experiências. Mais do que fazer apenas uma revisão histórica, a autora pretende indicar Pestalozzi como fonte de inspiração e reflexão em questão fundamentais da educação: O que é o ser humano? Quais os objetivos prioritários de uma prática educativa? O que são liberdade e autonomia na educação? Como introduzir a Ética na formação do indivíduo? Esses e outros temas são discutidos aqui sob a ótica de Pestalozzi é um educador que foi capaz de cuidar sozinho de oitentacrianças órfãs e traumatizadas e restituir-lhes a confiança na vida e a vontade de aprender. 

________________________________________________________________________


Pedagogia Espírita, Dora Incontri, Editora Comênius 

A Pedagogia Espírita tem algo da vastidão de mares que se abrem ao infinito. Tem sabor de cores brasileiras, pois por aqui ela nasceu, embalada por ventos antigos. 

Esta foi a tese de doutorado de Dora Incontri na USP, que discute as bases filosóficas e históricas da Pedagogia Espírita, desde a maiêutica de Sócrates, passando por Comenius, Rousseau e Pestalozzi, chegando à formulação prática e teórica da Pedagogia Espírita no Brasil, com Eurípedes Barsanulfo, Anália Franco, Herculano Pires e outros. 

Na conclusão, há o Manifesto da Pedagogia Espírita, com todos os seus princípios e aplicações. 

________________________________________________________________________



Pelos Caminhos da Evangelização, Cecília Rocha, FEB 

Reflexões sobre temas de grande importância para a Evangelização Espírita das novas gerações, tais como, conceitos de educação, educando e educador, à luz do Espiritismo; definições do que se entende por Evangelização Espírita; procedimentos iniciais básicos para o desenvolvimento deste trabalho com eficiência, entre outros assuntos pertinentes à tarefa evangelizadora, estudos que constituem o livro ora apresentado ao Movimento Espírita e a interessados de modo geral, no intuito de contribuir para melhor entendimento do que se está realizando e do que se pretende realizar no vasto campo da semeadura evangélica nos corações infanto-juvenis. 

________________________________________________________________________


Curriculo para Escolas de Evangelização Espírita Infantojuvenil, FEB 

Esta versão do Currículo de Ensino doutrinário-evangélico, oferecido pela Federação Espírita Brasileira ao Movimento Espírita nacional, é resultante de um grande intercâmbio de experiências vivenciadas por esse mesmo Movimento e repassadas a todos os envolvidos na tarefa de evangelização infanto-juvenil, por meio das reuniões das Comissões Regionais do CFN, abrangendo as regiões Norte, Nordeste, Centro e Sul do País. É, pois, produto dos mais profícuos debates e discussões em torno do que convém à delicada e complexa tarefa de colocar as novas gerações em contato com a mensagem do Cristo e com os ensinamentos do Espiritismo.



________________________________________________________________________


A Arte de Educar, Cintia Vieira Soares, FEEGO 

Bebês e crianças na Evangelização 

Bebês e crianças podem assimilar o Evangelho de Jesus? Como fazer? Reflexões e práticas para formação do homem de bem. 









________________________________________________________________________


Evangelizando Bebês, Cintia Vieira Soares, FEEGO 

O que os bebês fazem nas aulinhas de evangelização? Ficam quietinhos no momento da prece? Perguntas e comentários como esses são bem comuns. Porém, o ambiente espiritual repleto de histórias sobre Jesus, músicas doutrinárias e leituras edificantes alcança e envolve por completo o espírito milenar ali presente, impregnando em seu perispírito o amor pelo Cristo, a paternidade amorosa e justa de Deus, despertando os sentimentos e valores eternos do bem. Este trabalho é valioso roteiro para educadores e pais, repleto de diretrizes úteis às abordagens que devem ser feitas na evangelização dos pequeninos.