terça-feira, 9 de agosto de 2016

Aborto (ciclo: Juventude)



PLANO DE AULA 
ESCOLA DE EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA JUVENIL – EURÍPEDES BARSANULFO
CURSO: O Jovem e o Mundo
EVANGELIZADOR: Maira e Almenara
AULA: Aborto
DATA: 23/04/2005

OBJETIVO: Levar o jovem à reflexão sobre a importância da vida, de forma que veja em sua mãe alguém que deu a oportunidade de reencarnação. Contextualizar o aborto como uma forma de romper essa dádiva, de forma que se conscientizem para jamais cometerem ou apoiarem esse ato.
CONTEÚDO:  Aborto:
  • O que é;
  • Distinguir aborto delituoso do involuntário ou natural; 
  • Consequências físicas: 
a) Para a gestante;
b) Para o bebê abortado.
  • Aspectos Espirituais:
    • Necessidade da encarnação; 
    • Importância para o espírito; 
    • Consequências para a abortante e seus cúmplices / colaboradores:
a) Obsessão;
b) Compromissos espirituais de grande envergadura assumidos pela prática insana do aborto delituoso; 
  • Processo reencarnatório tratado no livro Missionários da Luz (cap. 13 -  caso Segismundo);
  • Processo de resgates cármicos - caridade. 
  • Campanha em defesa da vida (C.D.V.) - FEB
  • Histórico; 
  • Objetivos; 
  • Abrangência; 
  • A responsabilidade de todos os espíritas.
DESENVOLVIMENTO:

Incentivo
Dizer aos jovens que a cada um será entregue um tesouro e que depois de tomarem conhecimento do seu tesouro, sem que ninguém veja qual é, coloquem-no sobre a perna. 

Avisar que em seguida alguns deles receberão instruções que deverão ser cumpridas somente depois que o instrutor disser “JÁ!”Entregar a cada um deles um coração de papel/cartolina em que estará escrito “VIDA”. Orientar alguns para que “roubem” o tesouro do amigo (do lado, qualquer um, um amigo específico... orientar de acordo com a turma).

Ao dizer “JÁ!” os jovens devem se levantar a cumprir a ordem. 

Observe a reação tanto de quem está retirando o tesouro como de quem teve o tesouro retirado.  

Em seguida pedir depoimentos sobre o que sentiram os que tiraram o tesouro de alguém e porquê fizeram isso e também como se sentiram os que tiveram o tesouro roubado, qual a reação. 

Associar essa ação com o aborto, em que uma vida é tirada sem que a vítima tenha sequer defesa!

2) Desenvolvimento  
Utilizar o álbum seriado para explanar sobre os tópicos do CONTEÚDO, enfatizando a importância de agradecermos às nossas mães a oportunidade de vida e de esclarecermos as pessoas que convivem conosco. 

3) Verificação
 Dividir a sala em 03 grupos e entregar para cada grupo 1 texto para estudo e posterior explanação para o grupão. 

Usar por exemplo as informações do “Você Sabia...” e fornecer material para que façam cartaz sobre as informações que leram e em seguida apresentem para o grupão.  

4) Fixação 
Entregar folha para que façam uma pesquisa com amigos sobre o que pensam sobre o aborto. São contra ou à favor? Porquê? Entregar mensagens.

RECURSOS:
  •   Corações de Papel “VIDA”.
  • Álbum seriado – jogo de transparências 02 
  • 03 textos pra estudo
  • Folha com campo para nome, nome do entrevistado, o que pensa do aborto e porquê
  • Mensagens para entrega aos entrevistados
Sugestão de leitura:
Livros:
“Deixe-Me Viver”, de Luiz Sérgio, psicografia: Irene Pacheco Machado. 
"Nosso Lar", André Luiz, psicografia Chico Xavier, cap. 31
"O que dizem os espíritos sobre o Aborto", FEB, compilação por Juvanir Borges de Souza
"Aborto à luz do Espiritismo",Eliseu Florentino, Ed.Clarim
"Missionários da Luz", André Luiz, psicografia: Chico Xavier, cap.13-Reencarnação

ANEXO 1

 

 

 

 














ANEXO 2
Baixe os arquivos google.drive (PDF):




<< Home                     Aulas-juv >>