quinta-feira, 2 de julho de 2015

3º Encontro Europeu de Educadores e o 1º Encontro da Criança Espírita na Irlanda

Foi com muita alegria que participamos da 15ª. Reunião do Conselho Espírita Internacional – Coordenadoria Europa, ocorrida nos dias 12, 13 e 14 de Junho de 2015.

Visando dar continuidade as atividades de comemoraçao ao Ano da Infância, Juventude e Família, aproveitamos esta reunião do CEI para realizar também o 3º Encontro Europeu de Educadores e o 1º Encontro da Criança Espírita na Irlanda.


O agradável e aconchegante Bewleys Hotel Dublin Airport foi a sede dos eventos e acolheu a todos com muita eficiência e cordialidade. A atmosfera festiva, a expectativa dos trabalhos, reencontros fraternos ... inundaram as dependências do hotel desde a tarde de 6ª.feira, dia 12, quando os participantes foram chegando. Abraços carinhosos e saudosos, sorrisos, expectativas… foram tomando conta da recepção do hotel e contagiando aos que ali chegavam.

Estavam presentes companheiras(os) da Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e Brasil. Como convidada especial tivemos a querida Lucia Moyses que veio do Brasil especialmente para os eventos.

A abertura das atividades ocorreram na noite do dia 12 de Junho onde fomos convidados a visitar a sede do Spiritist Society of Irlanda. Neste local fomos recebidos com muito carinho e brindados com a conferencia de Jean Paul Evrad, presidente da União Espirita Belga. O tema escolhido foi “A Proposta da Doutrina Espírita para a Educação.” Jean Paul abordou muito bem o tema, convidando a cada um de nós a assumir nossas responsabilidades perante a educação, não só das crianças e jovens, mas a nossa própria autoeducação.

No dia seguinte, simultaneo a Reuniao do CEI, demos inicio ao 3º Encontro Europeu de Educadores Espíritas para a Infância e Juventude. Vale lembrar que o 1º Encontro Europeu de Educadores ocorreu em Hoorn, Holanda, em 2006 e o 2º Encontro ocorreu em Stuttgart, Alemanha, em 2013. Este evento é realizado pela Comissão Europa de Educação Espírita para a Infância, Juventude e Família - CEE, Comissão esta parte da Coordenadoria Europa do CEI  e coordenada por Milena Alborghetti (Italia) e Claudia Werdine (Espanha).

Este evento possui como objetivo principal reunir educadores espíritas para a infância e juventude visando proporcionar a todos uma reciclagem em sua capacitação, vasta troca de experiências e ideias, promover uma maior integração e confraternização entre todos, analizar o plano de Metas elaborado no último Encontro, assim como  elaborar o novo Plano de Metas para a área da Educação Espírita na Europa período 2015/2017.

Estiveram presentes 28 educadores representando Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Suíça, Suécia, Alemanha, Espanha,  Áustria, e as atividades foram coordenadas por Lucia Moysés e Claudia Werdine.

A programação para este evento foi elaborada tendo como tema central “Educar exige…” e contou com uma maravilhosa conferência de abertura proferida por Lucia Moysés, seguida de atividades em grupos sobre os saberes necessários ao educador espírita. Dando continuidade, tivemos a apresentação de experiências realizadas em alguns países (Holanda,  Bélgica, UK, Áustria, Suíça, Bélgica, França e Espanha). Este momento foi muito proveitoso e significativo pois cada um pode observar as atividades e projetos que outros países estão realizando, assim como as dificuldades enfrentadas. Isso gerou um ambiente motivador importante pois todos puderam verificar que existem sim muitas dificuldades na área da educação espírita infanto-juvenil na Europa mas que estas dificuldades podem ser amenizadas com um trabalho de equipe onde as bases sejam o compromisso e o amor.

Finalizando o evento, onde nossos corações já aspiravam um novo encontro, fomos brindados com outra bela conferência de Lucia Moysés, agora sobre tema “Sugestões  para a prática: Educando a geração antenada”.

Neste mesmo dia iniciava também o 1º Encontro da Criança Espírita em Dublin. Neste evento tivemos crianças desde 2 até 6 anos e representou para os educadores participantes deste trabalho um grande desafio pois até entao eles jamais haviam trabalhado com crianças desta idade num grande evento e tinham dúvidas se as crianças iriam ficar interessadas e participativas durante um período tão longo, já que elas ficaram com as educadoras durante 8h no sabado e 4h no domingo.

Juliana Lazzari, educadora do Spiritist Society of Irlanda, foi a coordenadora deste evento juntamente com a Comissão CEE e uma equipe formada por educadores e voluntários do Movimento Espírita Irlandês.

A programação das atividades infantis foram elaboradas tendo como objetivos principais:

Apresentar Deus como o Pai Criador;
Descobrirmo-nos como parte da Criação Divina;
Sentir nosso corpo como Dádiva Divina;
Enfatizar que somos todos diferentes mas filhos de um mesmo Pai, Deus.

No domingo, tivemos um seminário onde participarão todos os integrantes da reunião CEI-Europa, assim como os educadores. Para conduzir este seminário convidamos Lucia Moysés e o tema central  abordado foi “Como fazer a integração entre educadores/ dirigentes das Casas Espíritas/ Dirigentes das Federativas.”

Com um auditório lotado e após a prece de abertura proferida por Elsa Rossi, presidente da BUSS – British Union of Spiritist Societies  e 2ª secretária CEI,  Lucia iniciou sua magnifica conferência emocionando a todos durante a narrativa sobre “O discípulo anônimo”.

Gostaria de deixar para nossa reflexão estas palavras de Liev Tolstoi:

Esse discípulo, todavia, poderás ser tu mesmo, meu amigo, tu, que me lês! Hoje ainda, o mundo tanto necessita da Doutrina do Senhor como nos tempos de Anás e de Caifás, de Pilatos e de Herodes, de Nero e de Calígula. .. E tu que, voluntariamente, te aliaste, em boa hora, à Causa da redenção da Humanidade, poderás prestar idêntico serviço a Jesus... De uma coisa apenas necessitarás para o desempenho de tão grande tarefa: — Amor a Deus, ao próximo e ao Evangelho do teu Mestre Nazareno...

Dando continuidade ao seminário, os participantes foram divididos em grupos onde teriam como atividade discutir e elaborar sugestões sobre “Como fazer a integração entre educadores/ dirigentes das Casas Espíritas/ Dirigentes das Federativas.”  Após o tempo previamente determinado para os debates, cada grupo apresentou em plenário suas ideias e propostas que foram registradas e serão incorporadas a um documento que posteriormente será divulgado como o Plano de Metas para a área da Educação Espírita na Europa nos próximos anos.

Após a prece final proferida por Charles Kempf, Secretario Geral do Conselho Espirita Internacional nos fundimos num imenso abraço pois já sentíamos saudades dos amigos e dos maravilhosos momentos em que estivemos juntos.

Claudia Werdine
Comissao Europa de Educaçao CEE/CEI


<< Home                    Notícias >>