terça-feira, 14 de julho de 2015

1º Encontro da Família Espírita no Reino Unido

É com muita alegria que estamos de volta para dividir com todos vocês os eventos que vêm sendo realizados, com muito esforço, persistência, amor e dedicação, aqui na Europa.


Desta vez vamos falar sobre 1º Encontro da Família Espírita no Reino Unido ocorrido em Londres no dia 27 de Junho passado. O evento ocorreu das 14:30 às 19.30h, nas dependencias da Oxford House.


A Oxford House é uma comunidade e um centro de artes, no coração da East End de Londres. Ela foi originalmente criada em 1884 por Keble College e a Universidade de Oxford visando oferecer um centro de trabalho religioso, social e educacional aos menos favorecidos do leste de Londres.


Conforme anteriormente divulgado, foi aprovado na última Reunião Ordinária do Conselho Espírita Internacional, que 2015 seria o Ano da Infância, Juventude e Família. Por isso, visando contribuir para que este ano seja realmente especial na Área da Educação, a Comissão Europa de Educação CEE/CEI e a BUSS – British Union Spiritist Society decidiram realizar este evento em Londres.


Nos Encontros da Família reunimos as famílias espíritas e, juntos, trabalhamos à luz da Doutrina Espírita através de dinâmicas e atividades específicas, temas da atualidade e de grande importância para o equilíbrio familiar. O objetivo geral deste evento é buscar atender as necesidades da criança, do joven e da família, assim como promover um momento de grande confraternização entre todos.


Neste 1º Encontro da Familia Espírita elegemos como tema central: “A Família: a base da construção de um futuro de Paz!” e traçamos como objetivos gerais:


> Refletir sobre o papel da família em nossas vidas, identificando e destacando sua função educadora na edificação moral do homem e no seu esforço para construir um mundo melhor;

> Compreender que o lar deve ser o cenário onde todos possam sentir-se plenamente confiantes, aceitos e amados, onde possam expor seus conflitos mais íntimos com sinceridade, sem medo de perder a compreensão dos familiares, onde possam desabafar seus problemas e dialogar com profundidade com os que lhe são afins;


> Entender a necessidade da construção da paz, primeiramente, no íntimo de cada um, vivenciando primeiro na família e depois na sociedade, visando solidificar a felicidade neste mundo;


> Reconhecer no Espiritismo a chave para o progresso moral da Humanidade e refletir a cerca da sua participação, como espírita, na construção de um mundo de paz.



Escolhido o tema principal a ser abordado e os objetivos a seram alcançados, começamos a planejar cuidadosamente as atividades, dinâmicas, músicas… de maneira que, num determinado momento, pudessemos trabalhar em grupos divididos por faixas etárias, mas também num único grupo, reunindo toda a familia.


Vale ressaltar que todo material e atividades foram elaborados levando-se em conta a vivência, as faixas etárias e cultura do país.


As semanas que antecederam ao evento foram muito movimentadas onde valorosas trabalhadoras prepararam uma linda sacola que foi distribuída a cada familia participante do Encontro assim como se dedicaram a elaborar os objetivos que fariam parte da decoração. 
As sacolas continham diversos materiais sobre educação, relacionamento familiar e um livro infantil com atividades de colorir. Todos os participantes, crianças/jovens e adultos receberam também um amoroso envelope que continham saquinhos de sementes de flores prontas para serem plantadas a fim de que as familias pudessem, juntas, fazer o seu jardín de amor. (ver fotos abaixo)


O sábado amanheceu radiante e ensolarado o que para nós representava um sinal de que aquele fim de semana seria muito especial.


Nos dirigimos ao local do evento, ansiosos e preocupados pelo imenso calor que fazia, já que isso nao é uma coisa normal em Londres onde, algumas vezes, até os trens são obrigados a parar devido ao forte calor.


O horário avançava e, aos poucos as familias foram chegando e adentrando o salão sorridentes e eufóricas por terem vencido as dificuldades e chegado sem problemas.

Crianças fazendo algarraza, jovens um pouco inibidos e curiosos a respeito do evento, amigos se abraçando na alegría do reencontro e , novatos se apresentando timidamente ... uma grande festa se delineava.


Com extrema alegria e surpresa, contabilizamos a participação de em torno de 120 pessoas, sendo 60 adultos e 54 crianças/jovens, familias oriundas de diversos pontos de Londres, assim como de cidades próximas. Este número foi considerado excelente devido as condições climáticas daquele fim de semana.


Iniciamos o 1º Encontro da Família Espírita no Reino Unido com as palavras de boas vindas e sincero agradecimento proferidas por Elsa Rossi, presidente da BUSS, seguida da prece inicial. Dando continuidade, Claudia Werdine, coordenadora Comissão CEE/CEI transmitiu a todos as informações gerais sobre o vento.


A seguir, fomos brindados com a emocionante apresentação teatral das crianças da evangelização do SIR WILLIAM CROOKS SPIRITIST SOCIETY – SWCSS. O tema do teatro foi “Em busca da paz”. Gostaríamos de mais uma vez parabenizar as educadoras do SWCSS pelo belo trabalho apresentado.


Após o término da apresentação teatral os participantes foram encaminhados as suas respectivas salas já que agora iríamos trabalhar o Módulo 1 – O Conhecimento de si mesmo. A elaboração das atividades e dinâmicas para este Modulo tiveram como base a divisão dos grupos da seguinte maneira (ver fotos abaixo):


* Creche (0 à 3 anos)
* Turma 1 ( 4 à 6 anos)
* Turma 2 (7 à 9 anos)
* Turma 3 (10 à 14 anos)
* Turma 4 (Adultos)


Vale ressaltar que a divisão das turmas foi realizada em função das inscrições feitas anteriormente ao evento e que a coordenação ficou assim distribuída:


* Creche – Elsa Rossi e equipe
* Turmas 1 e 2 – Roberta Dutra e equipe
* Turma 3 – Leal Leal e equipe
* Turma 4 – Claudia Werdine e equipe


Gostaríamos de enfatizar que a realização deste evento, somente foi possível devido a dedicada e amorosa participação de uma grande equipe, seja de educadores, seja dos responsáveis pelo catering, como dos trabalhadores responsáveis pela infraestrutura. Os grandes desafíos que precisamos vencer ao organizarmos eventos desta natureza aqui na Europa somente é possível com a persevença e dedicação de uma equipe unida e compromissada. A todos da equipe BUSS a nossa gratidão e agradecimento.


Após finalizar o tempo estabalecido para as atividades do 1º Módulo todos se dirigiram a Gallery onde um delicioso lanche preparado carinhosamente por Suely Saponara e equipe nos esperava. Foi um momento de grande confraternização familiar onde crianças/jovens e pais ficaram muito felizes com o reencontro.


Dando continuidade as atividades, após este momento tão significativo e agradável, novamente nos dirigimos as respectivas salas para estudar agora o Módulo 2 – Família: base para um futuro de paz.

Neste Módulo, procuramos enfatizar:


> a necessidade de aceitarmos as diferenças pois num relacionamento familiar saudável é preciso entender que ninguém é exatamente igual ao outro;


> a importancia da colaboração no lar onde cada um deve assumir suas responsabilidades;


> o diálogo amigo e sincero como base na comunicação familiar, evitando as discussões como uma reação emocional;


> que é no seio familiar que vamos nos preparando para aprender a conviver, a conhecer e a respeitar a humanidade.


Vale ressaltar a mensagem do Espírito Camilo, através da psicografia de Raul Teixeira: (…) “É graças ao esforço da convivência com três, cinco, dez pessoas na relação doméstica que cada individuo adquire elementos intelectuais e sentimentais para lograr, no futuro remoto compreender, cooperar e amar a imensa família universal, no que se refere ao universo terreste.”(…)


O cair da tarde chegava de mansinho e as atividades deste maravilhoso dia se encaminhava para o final. Enquanto os educadores preparavam junto com as crianças/jovens uma pequena exposição das atividades desenvolvidas durante o dia, na turma dos adultos iniciava o encerramento das atividades.


Aproveitando a visita de Amelia Cazalma, presidente da SEAKA - Sociedade Espírita Allan Kardec de Angola, a convidamos para proferir as palavras finais e prece de encerramento. 
Amelia Cazalma falou sobre a importancia do amor entre as pessoas, entre os povos, enfatizando que é fundamental nosso relacionamento sadio na família mas que não podemos esquecer que fazemos parte da família universal e este relacionamento fundamentado no amor também é fundamental. Dando continuidade, com um belo canto de seu país enfatizando o amor, ela solicitou que todos os presentes se abraçassem, transferindo ao outro o nosso mais sincero amor. Foi um momento de muita emoção e lágrimas.


A seguir, os pais se dirigiram a sala de seus filhos onde puderam visitar a exposição das atividades e mais uma vez um alegre momento de confraternização familiar se fez presente.


Gostaria de enviar os meus sinceros agradecimentos a querida Elsa Rossi, pela oportunidade de trabalho, pelo apoio incondicional e o trabalho dedicado; a maravilhosa equipe de educadores pelo trabalho prazeroso e pela perseverança que superou todas as dificuldades; o apoio do SWCSS que não mediu esforços em colaborar; a Sueli Saponara e equipe pelos deliciosos quitutes que nos foi oferecido; aos diversos trabalhadores da BUSS pelo suporte; a todos os trabalhadores pela brilhante tarefa executada e pelo carinho que fui recebida; a amiga Maria Paula pelo prazer de trabalharmos juntas, e principalmente, as famílias presentes que muito contribuiram para o sucesso do evento, pois sem elas nada seria possível.

Nos encontraremos em 2016 no 2º Encontro da Família Espírita no Reino Unido.

Até lá…

OXFORD HOUSE

PREPARO DAS SACOLAS, DECORAÇAO E DAS SEMENTES DE FLORES







TURMAS TRABALHANDO…