quarta-feira, 8 de abril de 2015

Plano de Aula: PAZ – Não Violência

Plano de Aula 
Educação Espírita infantil
Unidade: Conduta espírita 

Tema geral: PAZ – Não Violência
Temas transversais: A amizade, respeito às diferenças, integração social, tolerância.
Ciclo 1- de 4 a 8 anos

Objetivo: As crianças deverão perceber que todos nós podemos colaborar para criar um ambiente de amizade e paz em torno de nós. Quando somos crianças boas e simpáticas cultivaremos bons amigos.  Que a violência só gera violência. Violência não é só bater, empurrar, etc, (=bullying) mas também ofender e desrespeitar outras pessoas (=mobbing)..

Desenvolvimento:
I Parte:
Preparação do ambiente – músicas calmas- prece inicial

II Parte:
1. Perguntar as crianças: 
Quem vocês preferem para ser seu amigo. Um menino agradável e educado ou um menino brigão? Por quê? 
Ouvir as crianças.

2. Atividade Reflexiva:
Conversar com as crianças as consequências desagradáveis da violência dos "brigões". Dar exemplos da vida infantil. Explicar que a violência não é só bater, empurrar, chutar alguém , mas também ofender, xingar, tratar mal, desrespeitar.

3. Narrar a história: A Florzinha amorosa

4. Explorar a história avaliando também sua compreensão:
- O que acharam da atitude da Orquídea?
- E do Lírio?
- E da Petúnia?
- Qual dessas flores vocês gostariam de ter como amiga? Por quê?
- A atitude de Ritinha no recreio foi parecida com a de qual flor?
Concluir que para viver feliz é preciso respeitar todas as pessoas nunca fazendo o mal.

5. Arividade Criativa
a) Propor às crianças que recontem a história mudando atitude da orquídea e do lírio. 
Combinar previamente com o grupo as falas dessas flores e o que acontecerá diferente.

b) Cada criança fará uma dobradura simples de borboleta (clique aqui)

Explicar que as borboletas têm uma "escaminhas" que são muito sensiveis. Quando seguramos as borboletas elas perdem a capacidade de voar e morrem de fome. Por isso não devemos segurar borboletas: só as feitas de papel.

III PARTE 
Encerramento com uma prece, distribuição de água fluidificada.



Sugestão de Jogo para fixação de aprendizagem:
PULO GIGANTE
  •  Dividir a turma em fileiras; os alunos ficam com as mãos na cintura do colega da frente; o monitor faz uma pergunta ao primeiro integrante da fila. Se ele acertar, toda a fila dá um pulo e ele vai para o fim da fileira; não pode se soltar, nem cair ao lugar; o grupo que chegar primeiro à linha de chegada vence o jogo.

Fonte:
peloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.ch
Apostila Lar Frei Fabiano de Cristo
Grupo Esp. Seara do Mestre  www.searadomestre.com.br
Dij.CEEAK