quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ARTIGO: Mini-Curso de Formação de Educadores Espíritas para a Infância e Juventude e XII Encontro Nacional Holandês, 6 e 7.set.14



Nos dias 6 e 7 de setembro de 2014 o Conselho Espirita Holandês e a Comissão Europa de Educação CEE/CEI realizaram com excelentes resultados um mini Curso de Formação de Educadores Espiritas para a infância e Juventude e o XII Encontro Nacional Holandês onde ocorreu de maneira simultânea, o VIII Encontro Infantojuvenil. Os eventos ocorreram em Amsterdam e contou com a presença de participantes vindos nao só da Holanda, mas Brasil, Suíça, Espanha e Portugal.


No sábado realizamos o mini curso que ocorreu num clima de muito interesse e entusiasmo onde os educadores trabalharam através de conferencias e atividades em grupos os seguintes temas: A Importância de Educação Espirita para a Evolução do Ser Imortal e O Educador Espirita.

Para as atividades do Encontro Nacional e do Encontro Infantojuvenil realizados no domingo, o
tema proposto foi “O Desafio da Educação no Século XXI”, tema este escolhido após observarmos a grande necessidade de fazermos um trabalho intenso, imediato, visando ampliar a divulgação da proposta espirita para a Educação do ser imortal, prioridade na atualidade de Maria Moraes,

presidente do Conselho Espírita Holandês.

O planejamento das atividades que seriam realizadas nestes dois eventos, mereceu de nós um cuidado especial, já que precisaríamos despertar a atenção e o entusiasmo de todos os participantes para as atividades, visando o despertar de um processo educativo.

Os adultos estiveram reunidos no salão principal e as crianças/jovens foram distribuídas em pequenas salas, de acordo com a faixa etária a seguir:

a) 1º Ciclo = 3/4 anos
b) 2ª Ciclo = 5/8 anos
c) 3º Ciclo = 9/12 anos
d) Pré-juventude = 13/ 16 anos



Os subtemas trabalhados em classe foram:
  • Conhecimento de si mesmo
  • Respeito as diferenças
  • Relações familiares
Ao final do evento, as crianças/jovens retornaram ao salão principal onde cada ciclo apresentou um
resumo dos resultados das suas atividades, utilizando os recursos escolhidos pelos próprios participantes de cada grupo, ou seja, as crianças apresentaram através da dança/musica e os jovens através de uma dramatização.

Foi um momento magico, pois as apresentações foram belíssimas, emocionando a todos e demonstrando a seriedade, dedicação e o entusiasmo dos participantes, sejam crianças e jovens, como dos educadores responsáveis.
As sementes foram plantadas, o solo demonstra já estar preparado e esperamos brevemente colher os primeiro frutos.


Parabéns ao Conselho Espirita Holandês e a todos que participaram da elaboração e realização deste evento!!!