quarta-feira, 18 de junho de 2014

Dinâmica de integração (quebra-gelo) - QUEM PODERÁ SER?

Idade: a partir de 8 anos
Tempo: de 3 a 5 min

Material: para a metade do grupo: um bloco para anotações e um lápis, saquinho, CD-Player, CD com músicas animadas.
Divide-se a classe em dois grupos 1 e 2.
O grupo 1 receberá um bloco de anotações e lápis p/cada criança. Cada uma delas deverá escrever num pedaço de papel algumas de suas características pessoais:  seus sexo, cor de cabelo, ou outra característica marcante e a seguir  dobrá-los bem até ficarem pequeninos para os porem todos em um saquinho.   Essas crianças então vão se sentando nas cadeiras dispostas em formato de círculo, enquanto as outras, do grupo 2 retiram, cada qual, um dos papeizinhos que se encontram no saquinho. Estas então (grupo 2) se sentam no chão, no interior do círculo.


Ao ritmo de uma música, as crianças do grupo 1, batem as palmas de suas  mãos nas  pernas enquando as do grupo 2 (crianças que estão sentadas no chão), devem trocar entre si seus papeizinhos  até a música parar. Neste momento, cada criança  do grupo 2 lerá o papelzinho que estiver segurando e, logo em seguida, levantar-se para procurar o(a) colega que acredita ser o detentor das descrições lidas no papel.  Caso sua opinião for correta, ela deverá cumprimentar a criança que encontrou, mas se estiver enganada, deverá continuar a procurar quem escreveu o  papelzinho que estiver consigo.

O jogo continua até que todas as crianças descritas nos papéis tenham se cumprimentado.
A nova rodada depois se iniciará, agora, como as tarefas trocadas entre os dois grupos, a fim de que todos tenham a oportunidade de se conhecerem.

Fonte: Livro: Auf die Stühle, fertig, los!, Andrea Erkert, Verlag Herder

Tradução: Arlete Laenzlinger

<< Home                    <<Deutsch-archiv