quarta-feira, 18 de junho de 2014

Aula: da Infância

Educação Espírita infantojuvenil
Ciclos 1 e 2

Tema: da Infância
Unidade: Espiritismo
Fonte de consulta:  Livro Brincando e Aprendendo o Espiritismo, v.1, cap.13
Dij.CEEAK, Winterthur

Objetivo:  Mostrar que todos na vida passamos pelas etapas de vida: renascemos bebês, crescemos, nos tornamos crianças, depois adolescentes, jovens, adultos, idosos e depois desencarnamos para voltar ao mundo espiritual.  Nossa família é muito importante. O carinho que recebemos, a educação que nos mostra o caminho para sermos pessoas de bem, irá nos auxiliar na caminhada da vida. Viemos para nos aperfeiçoar espiritualmente: amar e perdoar, trabalhar e seguir o caminho do bem. Devemos ser bons filhos, irmãos e amigos.

Material:  Gravuras, caixinha, venda de olhos (lenço), imprimir atividades e perguntas, laptop, folhas c/atividades, lápis.

Desenvolvimento:
1) Acolhimento, boas vindas
2  Relaxamento (música: Fecha a janelinha dos olhos ), prece inicial

3) Apresentar retratos das várias fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, juventude, maturidade e velhice.




E dizer: Algo passou por esses retratos. Começa com “t” e termina com “o” e tem cinco letras.
A palavra é “tempo”.
Por que será que nós nascemos pequenos... e demoramos um bom tempo para aprender todas as coisas?

(Mostrar a gravura de uma casa.)
(Sugestão: faça um PowerPoint e mostre a projeção com o retroprojetor ou com o laptop.)

Nessa casa irá acontecer algo muito importante: Roberto e Marina serão pais. E o bebê que está para chegar precisará de cuidados e carinho.
O tempo vai passando, passando... Olhem! Carlinhos chegou!

Ele é tão bonitinho, mas chora o tempo todo! Este choro e a sua fala:
_ Estou com fome!
_ Estou molhado e com frio!
_ Quero colo!...


A mamãe é tão carinhosa! Conversa com Carlinhos, alimenta-o e o protege dos perigos. Parece adivinhar o que ele precisa.

O bebê é curioso quer tocar, observar e aprender... habilidades







É tempo de ir à escola!
Agora terá professores para orientá-o e obrigações de estudo, muitos colegas novos e regulamentos.
Depois de alguns anos, terminado o curso pensará numa profissão.





Carlos já se tornou um adolescente! 
Nesse período é importante seguir bons conselhos e evitar as más companhias. É momento de aprender a cuidar de si mesmo, evitando as drogas, as corridas malucas, as brigas e as atitudes prejudiciais.




Há tanta coisa interessante para fazer: esportes, recreação, atividades em grupos de solidariedade, ajudar os pais, irmãos, etc.


A infância e a adolescência são os períodos que Deus nos dá para aprendermos coisas novas e sermos melhores.

Os pais e educadores, com os seus bons exemplos, nos auxiliam nessa caminhada. Todos nós devemos ajudar as crianças no entendimento do amor.

Deus nos dá essa oportunidade de sermos crianças, com o esquecimento do passado, porque Ele é muito bom. Assim, reencarnando, melhoraremos muita coisa que ficou errada na nossa existência passada.

4) Contar a História: "Gente Grande"  >>

4) Sugestões de Atividades:
4. 1) Jogo da caixinha de perguntas

Material:
•caixinha 
•uma venda para tapar os olhos
•perguntas
•prendas

Forma de jogar: 
Sentados em círculo, as crianças vão passando uma caixa de mão em mão, até que alguém (escolhido anteriormente), de olhos vendados, bata palmas. 
A criança que estiver com a caixa no momento das palmas batidas, esta terá que pegar um papelzinho na mesma. Se ela acertar todos batem palmas e ela poderá por a venda ao redor dos olhos. E assim por diante.

PERGUNTAS:
1- Quem cuida de nós antes mesmo de nascermos? 
2 – Como o bebê aprende?
3- Explique o que precisamos arpender quando entramos na escola?
4- Que cuidados são importantes na adolescência?
5 – Para que serve o tempo da infância e adolescência?
PRENDAS:
1- pule como um sapinho
2- cante uma música 
3- faça uma careta engraçada
4- dê um abraço no(a) colega do lado
5- dê um aperto de mão em alguém.

4.2 ) Numere as fases do desenvolvimento humano 













4.3)  Dinâmica: Adivinhe quem é
Formação: Em círculo. Uma criança no centro de olhos fechados.

Desenvolvimento da brincadeira: Uma criança do círculo irá puxar a orelha (devagar) do companheiro que está no centro fazendo o mínimo de barulho possível,
voltando ao seu lugar. Então pergunta: “__Advinha quem é”. A criança do meio deverá abrir os olhos e adivinhar quem puxou a sua orelha. Se não conseguir, esta ocupará o seu lugar.

7) Cantar a Música: PEQUENINO
Música: Pequenino

Compositor: Cássia Cristina Nudi
Tono: D
               
Intro 2x: D  A  D
 
 D        A    D                   A     D
Eu sou pequenininho, quando canto sou maior
Em      A         D             Bm
Meu coração bate tum, tum, tum, tum,
    Em   A   D   A
Eu canto o amor
 
 D        A    D                   A     D
Eu sou pequenininho, quando canto sou maior
Em      A         D             Bm
Meu coração bate tum, tum, tum, tum,
    Em   A   D   A
Eu canto o amor
 
                           Em
Se alguém me pergunta por que eu canto assim?
    A                    D
Respondo é que me sinto bem
                     Em
E sei que Jesus está perto de mim
    A                 D         A
Cantando e orando também
 
Se alguém me pergunta por que eu canto assim?
    A                    D
Respondo é que me sinto bem
                     Em
E sei que Jesus está perto de mim
    A                 D         A
Cantando e orando também
 
 D        A    D                   A     D
Eu sou pequenininho, quando canto sou maior
Em      A         D             Bm
Meu coração bate tum, tum, tum, tum,
    Em   A   D  A
Eu canto o amor
    Em   A   D  A
Eu canto o amor


8) Prece final


<< Home                << Português-arquivos