sábado, 31 de maio de 2014

DINÂMICA DA FOLHA RABISCADA

Material necessário:
. folha papel pardo contendo vários rabiscos
. canetas coloridas
. lápis de cor

Desenvolvimento:

Dividir os participantes em grupos.
O instrutor  deverá apresentar aos grupos uma folha de papel pardo contendo vários rabiscos feitos anteriormente com caneta preta. Colocar o papel em uma mesa e solicitar aos participantes que, aproveitando os rabiscos, faça um belo desenho. Pode ser desenhado qualquer coisa que apresente diversas cores, alegria, positivismo...


Obs.: É importante enfatizar aos participantes que nenhum rabisco poderá ficar de fora e que, obrigatoriamente cada um deverá utilizar ao menos um desses rabiscos em seu desenhos. Todos deverão trabalhar juntos, ou seja, cada grupo num mesmo desenho.

Antes de iniciarem o desenho, deverão debater as ideias em relação ao que vão desenhar para que não comecem somente rabiscando a folha sem ter noção do que estão pretendendo fazer.

Encerramento:
Ao final, quando o desenho estiver pronto, cada grupo apresentará seu desenho. Durante a apresentação do trabalho, o instrutor deverá pedir que sejam relatados pelos participantes as dificuldades que sentiram para cumprir a tarefa. 
Após os relatos, perguntar qual paralelo podemos fazer deste trabalho com a família e ouvir as respostas.
Terminada a apresentação dos desenhos, o instrutor deverá interagir com os participantes demonstrando que, o paralelo que podemos fazer com a família é que, quando casamos, já encontramos algumas coisas prontas e temos que nos adaptar, utilizando nosso potencial criativo para vencermos as situações e transformarmos a vida em família num desenho colorido, positivo, dinâmico... Os graus de dificuldade na família variam de indivíduo para indivíduo, assim como o grau de dificuldade que cada um encontrou para transformar os rabiscos neste belo desenho mas, certamente todos têm em si um potencial criativo que pode ser empregado para vencer todas as dificuldades e vivermos em harmonia.

<< HOME         << PORTUGUÊS-arquivos