terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Crianças e jovens no XX Congresso Espírita Espanhol

Crianças, jovens e educadores

 O Movimento Espírita Europeu encerrou suas atividades em 2013 com a realização do XX Congresso Espírita Nacional Espanhol.
O XX Congresso Espirita Nacional ocorreu no mês de dezembro, contou com a participação de mais de 30 Centros Espíritas, 315 congressistas e abordou o tema “O Espiritismo como filosofia de vida”.



No corredor principal de acesso ao salão de conferência, dentre outras coisas, podíamos encontrar o stand que abrigava a Comissão Europa de Educação CEE/CEI e a Comissão de Educação da Federação Espanhola que, em parceria,  apresentaram a Campanha de Educação Espírita que foi lançada durante o evento. No stand foram distribuídos folhetos informativos e cartazes enfatizando a importância da Educação Espirita Infantojuvenil e Família.
Esta Campanha vem sendo divulgada nos países membros do Conselho Espírita Internacional - CEI em colaboração com as respectivas Federativas. Até o momento, a Bélgica lançou a Campanha em francês, a Suíça em português/alemão/francês/italiano e a Holanda em português/Holandês.
Em 2014 será a vez da Alemanha, Reino Unido e Itália realizarem o lançamento em seus respectivos idiomas.
Valle Garcia, Claudia Werdine e Yolanda Duran -
Coordenadoras Comisión de Educación de le
Federacion Espirita Española
Gostariamos de parabenizar a querida companheira Valle García pela beleza e delicadeza dos cartazes e folhetos que foram por ela elaborados com extremo carinho e dedicação.

Esta Campanha é composta de 3 fases:

1ª - Sensibilização do Movimento Espírita de cada país para a importância da Educação Espírita como agente de formação do homem da Nova Geração e, do mesmo modo, agente regenerador da familia.

2ª - Curso de Capacitação de Educadores Espíritas para a Infância, Juventude e família.
3ª - Implantação e/ou reavaliação da atividade de Educação Espírita nos Centros Espíritas.
Os objetivos propostos são:
Ø     Despertar o interesse e o compromisso de todos os centros espíritas do país para a educação das novas gerações;
Ø     Sensibilização e conscientização dos dirigentes, frequentadores, pais, educadores, etc., em relação a importância da atividade;
Ø     Reafirmar a importante função educadora e regeneradora da família no processo da edificação do homem.
Os meios de divulgação utilizados serão:
Ø     Confecção de cartazes e folhetos informativos visando esclarecer a respeito da importância da Educação Espírita infanto-juvenil e família;
Ø     Visita aos Centros Espiritas para a realização de palestras para apresentação da Campanha e distribuição do material de divulgação para que seja entregue aos seus trabalhadores e frequentadores;
Ø    Divulgação em blogs, webs, jornais e revistas espíritas, eventos nacionais e nos Centros Espiritas buscando a maior difusão.
Um dos momentos sempre aguardados no Congresso Espanhol é “Momento Artístico” promovido pela juventude. Neste ano o tema escolhido pelos jovens foi “Era uma vez Hippolyte Léon Denizard Rivail…”
Dramatização Juventude
Através de uma impecável e aplaudida dramatização, viajamos no tempo e recordamos com carinho o inicio do Espiritismo, a vida de Allan kardec, a Codificação Espirita…
Finalizando a apresentação, fomos brindados com um belo vídeo sobre O Livro dos Mediuns, vídeo este que estava legendado em espanhol, produzido pelo Grupo de Estudos Sol e dirigido por Marcelo Niess.

Vale a pena assistir o video através do link:
Numa brilhante e importante iniciativa da Federação Espírita Espanhola, sua Comissão de Educação mais uma vez ofereceu classes de educação infantojuvenil. Foram realizadas 5 classes de 2h cada uma, onde foram trabalhados com variadas atividades e dinâmicas os seguintes temas:
Ø   Deus, Nosso Pai e Criador
Ø   Nossa Familia
Ø   Conhecimento de si mesmo
Ø   A Amizade
Ø   A Oração
A equipe de trabalho foi formada por:
·       Coordenação: Valle Garcia, Claudia Werdine e Yolanda Durán
·       Educadores: Yolanda Durán, Rosa Mª Pérez Duque e Pilar Fernández
·       Auxiliares: Mari Cruz, Maria Tereza e os jovens Diego e Alberto
Classe infância (2/5 anos)
A área da juventude trabalhou com os jovens, através de um debate, o tema “As Drogas e suas Consequencias”, sendo que o material utilizado para este debate foram textos retirados do livro “O Difícil Caminho das Drogas”, de Vera Lucia M. de Carvalho e uma mensagem de Emannuel intitulada “O Sublime Santuario”.
Gostaríamos de parabenizar a toda equipe pelo belo trabalho realizado pois através deste trabalho inúmeras sementes de amor e luz foram plantadas nos corações infantojuvenis.
Classe infância (6/11 anos)

Vale ressaltar que estas atividades infantojuvenis  vem sendo gradativamente inserida nos eventos espíritas aqui na Europa e, com alegria, já podemos encontrá-las na Bélgica, Holanda, Suíça, Itália e Noruega, além da Espanha.
Bom … o fim de semana termina, o Congresso também … hora de retornarmos aos nossos lares, Centros Espíritas e colocarmos em prática todos os ensinamentos recebidos nestes dias, principalmente no que diz respeito ao amor, a união e a auto-educação.
Lembremos de Jesus:
“… Meus discípulos serão reconhecidos por muito se amarem..”
E de Allan Kardec:
“…Será pela Educação, mais do que pela Instrução que se transformará a Humanidade…”
Comissão Europa de Educação CEE/CEI

Comisión de Educación - FEE