terça-feira, 5 de março de 2013

Aconteceu: Curso de Capacitação de Educadores Espíritas em Lecco, Itália 2012




Um sucesso o curso de capacitação de educadores espíritas realizado em Lecco, Itália

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Madri (Espanha)



Espíritas de nove países europeus participaram do importante evento promovido pela Comissão Europa de Educação em parceria com a USI - Unioni Spiritica Italiana.



Foi além das expectativas o 1º Curso de Capacitação de Educadores Espíritas para a Infância e Juventude, ocorrido no final de 2012 na cidade de Lecco, situada na província de Milão, Itália. O evento ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro último, numa promoção da Comissão Europa de Educação em parceria com a USI – Unione Spiritica Italiana e o apoio da Coordenadoria Europa-CEI. O local foi a ANPAS - Voluntários de Emergência de Calolziocorte (Associazione Nazionale di Pubblica Assistenza di Calolziocorte).





Um grupo em ação




Estiveram presentes 48 participantes, provenientes de 9 países europeus. Elsa Rossi, representante do Conselho Espírita Internacional (CEI) fez-se também presente.








Este Curso de Capacitação de Educadores foi o primeiro realizado pela Comissão Europa de Educação, aberto à participação de todos os países da Europa. Antes dele, em maio e junho de 2012, um mesmo curso foi realizado em Madri, Espanha, em parceria com a Federação Espírita Espanhola, mas voltado apenas para educadores espanhóis.


Equipe de instrutores do curso








Estiveram presentes 48 participantes, provenientes de 9 países europeus. Elsa Rossi, representante do Conselho Espírita Internacional (CEI) fez-se também presente.

Este Curso de Capacitação de Educadores foi o primeiro realizado pela Comissão Europa de Educação, aberto à participação de todos os países da Europa. Antes dele, em maio e junho de 2012, um mesmo curso foi realizado em Madri, Espanha, em parceria com a Federação Espírita Espanhola, mas voltado apenas para educadores espanhóis.


O objetivo do curso é capacitar educadores nos aspectos didático-pedagógicos e doutrinários para um melhor desempenho na atividade de educação espírita de jovens e crianças.
Evi Alborghetti, Elsa Rossi, 
Humberto Werdine, Regina Picolli e 
Vincenzo Bamonte, tradudor 
de Transição Planetária
A movimentação começou na véspera, com as inúmeras idas e vindas aos aeroportos e estações ferroviárias, onde os participantes de outras cidades eram recebidos e transportados aos seus hotéis.


Solidariedade e trabalho eram as palavras de ordem e, em função disso, alguns participantes foram hospedados carinhosamente na casa de dedicadas companheiras.
No dia previsto, quando os primeiros raios de sol apareceram no horizonte, a equipe coordenadora do evento já estava a postos cuidando da decoração, dos lanches, da arrumação de mesas e cadeiras, bem como da recepção, checando cada detalhe para que tudo saísse perfeito. A atmosfera serena, acolhedora e harmônica indicava que a Espiritualidade Superior também estava presente, cuidando para que todos os detalhes estivessem sob controle. 

Milena Alborguetti, Elsa Rossi 

e Claudia Werdine

As atividades foram abertas por Milena Alborghetti


Quando o horário de chegada dos participantes se aproximava, os corações de todos batiam cada vez mais forte, como a informar que estava chegando a hora...
Uma suave música ambiente inundava o ar de frescor e energias salutares.
Os participantes foram chegando e o burburinho dos encontros e reencontros demonstravam a alegria do ambiente e as expectativas de todos em relação ao curso.




As atividades foram abertas por Milena Alborghetti que, em nome da Comissão de Educação e da USI, deu as boas-vindas ao pessoal e os avisos importantes.

A seguir, sob a coordenação de Claudia Werdine, uma atividade de integração foi realizada tendo como recurso didático uma música utilizada nas classes de Educação Espírita Infantil, em que os participantes foram convidados a seguir a orientações contidas na letra da música, o que gerou momentos de alegre descontração e confraternização. Ao finalizar a música, a prece inicial foi proferida e, dando prosseguimento, foram iniciadas as atividades do primeiro dia, em que foram abordados os seguintes temas: 

Participantes da Alemanha
e Suíça
Módulo 1: Educação Espírita Infanto-Juvenil


Coordenação da atividade: Claudia Werdine (Espanha) e Arlete Laenzlinger-Hardy (Suíça).


  1. A Educação, sua importância e fundamentos
  2. A Educação Espírita como processo global de espiritualização do homem – Educação Integral
  3. Objetivos Gerais
  4. Elementos Fundamentais do Processo Educativo
  5. Quem é o educando/evangelizando?


Psicologia Infantil: infância, faixas etárias e características, necessidades básicas da criança.








Participantes da Áustria, Holanda,
Suécia e Itália


Módulo 2: Elementos Fundamentais do Processo Educativo


Coordenação da atividade: Karina Rogalla (Alemanha) e Alexandre Poppe (Itália)


  1. A família: sua constituição, convivência familiar, responsabilidades, conflitos familiares e seus reflexos na criança/jovem
  2. O Centro Espírita: responsabilidade, participação, organização e funcionamento DIJ 


"Transição Planetária" em italiano foi lançado no evento
Módulo 3: Elementos Fundamentais do Processo Educativo
Coordenação da atividade: Arlete Laenzlinger-Hardy (Alemanha) e Karina Rogalla (Alemanha)
  1. O Educador e suas funções pedagógicas
  2. Condições necessárias para o exercício da tarefa
  3. A visão de Sócrates, Platão e Pestalozzi para Educar
  4. Técnica e sentimento
Módulo 4: Elementos Fundamentais do Processo Educativo
Coordenação da atividade: Milena Alborguetti (Itália)
  1. Os conteúdos do Currículo, sua organização, seus objetivos
  2. Planejamento de Ensino: o que é, para que serve, características e condições para sua eficácia, suas fases
  3. Como fazer um Plano de Aula?
  4. A aula: motivação inicial + desenvolvimento + fixação
Após um dia intenso, seja de estudos quanto de emoções, a noite foi reservada para o lançamento, em italiano, do livro “Transição Planetária”, de Divaldo Pereira Franco, ocasião em que o confrade Humberto Werdine proferiu uma conferência sobre o tema, com tradução simultânea para o italiano feita por Alexandre Poppe. A palestra convidou-nos a todos a assumirmos definitivamente o compromisso que cabe a cada um neste processo de transição. O livro citado foi traduzido para o idioma italiano por Vincenzo Bamonte e publicado pela Casas Fraternais O Nazareno.
No domingo seguinte, apesar do intenso frio, o dia amanheceu radiante, convidando a todos a mais um dia de trabalho no bem e estudos profundos.
“Jesus, Mestre em Educação” foi o tema da palestra final
Nesse dia foi apresentado o último Módulo, a saber:
Módulo 5: Elementos Fundamentais do Processo Educativo
Coordenação da atividade: Claudia Werdine (Espanha)
  1. Conceito e objetivo da didática, seu alcance, a didática e o ensino da Doutrina Espírita
  2. Os recursos técnicos e didáticos 
  1. Avaliação: tipos de avaliação, critérios, técnicas
Dando continuidade aos trabalhos, foram realizadas em seguida três Oficinas:
  1. Criatividade – A Arte na Educação: Paula Kloser e Daiane Bornea (Áustria)
  2. Os Recursos audiovisuais: Arlete Laenzlinger-Hardy e Daniela (Suíça)
  3. Literatura Espírita Infanto-juvenil: Elsa Rossi (Reino Unido).
Na sequência realizou-se a conferência de encerramento, proferida por Humberto Werdine, que falou sobre o tema “Jesus, Mestre em Educação”.
Vale ressaltar que os participantes, nos intervalos, podiam visitar uma exposição de livros infantis, manuais e apostilas didáticas e outra pequena exposição sobre recursos didáticos.
Uma das atividades mais concorridas do evento foi a confecção de bonecos de papel. Dentro da pasta que cada participante recebeu havia o contorno de um boneco em papel pardo. Numa das mesas do salão principal havia caixas de todo o tipo de material: papéis coloridos, laços de fita, flores de pano etc. A tarefa de cada participante era procurar retratar a si mesmo nesse boneco de papel pardo, o que deveria estar concluído no domingo pela manhã. O resultado foi surpreendente e os bonecos ficaram expostos até o encerramento do evento, já que todos queriam levar seus bonecos para casa.
O encerramento foi marcado por muita emoção, pois alguns participantes fizeram questão de agradecer, em voz alta, a alegria da confraternização e a qualidade do trabalho apresentado durante o curso.
Regina Piccoli, presidente da USI, fez a prece final
Claudia Werdine e Milena Alborguetti, coordenadoras da Comissão Europa de Educação, em júbilo pelo sucesso do evento, apesar das dificuldades inesperadas, convidaram Regina Piccoli, presidente da Unione Spiritica Italiana, para a prece de encerramento.
Ao final, todos os participantes receberam um CD contendo fotos e todo o material utilizado no curso, assim como exemplar do livro “The Big Bad Wolf Reincarnate” (O Lobo Mau Reencarnado), de Roque Jacintho, oferecido gentilmente por Elsa Rossi.
Prosseguindo com seu Programa de Metas em 2013, a Comissão Europa de Educação – CEE/CEI estará realizando o mesmo curso em outros países da Europa.
Na atual fase que estamos atravessando, presenciamos a Sociedade terrena invadida por inúmeras dores, aflições, perdas, dúvidas, assolando os corações de todos, principalmente dos pais que não sabem por onde seguir na educação de seus filhos. É este um momento crucial em que os educadores espíritas precisamos assumir nossos postos de trabalho com dedicação, amor, compromisso, responsabilidade e capacitação, visando a auxiliar com segurança na educação dos Espíritos que retornam ao mundo para serem educados corretamente e participar da construção de um novo mundo, o Mundo de Regeneração.
A tarefa conjugada família-centro espírita possibilitará maior chance de êxito, já que a Doutrina Espírita representa uma poderosa ferramenta na educação, pois nos esclarece que somos Espíritos imortais, a caminho da evolução e únicos responsáveis pelos erros e pelos acertos dessa caminhada.
Nossas crianças e nossos jovens precisam ter acesso a estas informações, pois só assim valorizarão mais a vida e a família e respeitarão e amarão de maneira incondicional o próximo. Capacitemo-nos, pois, adequadamente, para cumprirmos com louvor nossas responsabilidades!



Para ler outra reportagem sobre esse evento, você poderá acessar o link: http://cei.spirite.org/?p=418